Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

CARTA DO EDITOR

Carta do Editor

Domingo Braile

É com satisfação que apresento aos leitores o Programa Oficial do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, que será realizado de 26 a 28 de março de 2015, no Centro de Convenções Expo Unimed, em Curitiba, PR. Este Suplemento da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (RBCCV/BJCVS) 30.1, contém as atividades do evento (agenda, programação científica, resumos dos Temas Livres e Pôsteres), além de trazer informações úteis, como o Estatuto e a relação dos sócios da SBCCV, ambos atualizados.

O Professor Dr. Adib Domingos Jatene, idealizador e primeiro editor da RBCCV/BJCVS, que deixou esta vida no dia 14 de novembro de 2014, merece todas nossas homenagens.

O Dr. Adib foi um exemplo de honradez, pioneirismo e sabedoria, além de possuidor de uma técnica cirúrgica apurada. Sem o seu dinamismo e empenho, a cirurgia cardiovascular brasileira não teria alcançado o atual patamar. Que todos nós possamos seguir os ensinamentos do mestre e propagá-los às futuras gerações!

Ano a ano, o Congresso da SBCCV tem crescido em qualidade, além de contar com a participação cada vez maior de profissionais de áreas correlatas à cirurgia cardiovascular. Assim, paralelamente, serão realizados o 5º Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular, o 5º Simpósio de Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular e o 4º Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, além do 2º Simpósio de Terapia Intensiva em Pós- operatório.

O tema deste ano será "Educação Continuada Frente às Novas Tecnologias". Com os avanços tecnológicos incorporando se rapidamente à medicina, os cirurgiões cardiovasculares precisam atualizar-se permanentemente para estarem a par do que há de mais impactante na especialidade, e aplicar estes conhecimentos e as novas técnicas em benefício dos pacientes.

Para abordar este e outros temas de grande interesse, teremos vários convidados internacionais, consolidando a crescente e fundamental integração da SBCCV com as Sociedades internacionais. Estarão aqui os doutores Aly El Banayosy (EUA), Benjamin Sun (EUA), David Bach (EUA), Edward D. Verrier (EUA), Erik Orborn (EUA), G. V. Gonzalez-Stawinski (EUA), Heinz Jakob (Alemanha), John V. Conte (EUA), Junjiro Kobayashi (Japão), Roberto Di Bartolomeu (Itália), Ruediger S. Lange (Alemanha), Ruchan Akar (Turquia) e Vinayak Bapat (Inglaterra).

Como nas edições anteriores, o sempre elogiado "Hands On" terá destaque especial, agora em período integral, no sábado, proporcionando, aos participantes, maior tempo de aprendizagem em contato com professores experientes.

O Simpósio de Defesa Profissional, também já tradicional, vai debater os rumos da nossa especialidade e como devemos defender nossos interesses frente às mudanças tecnológicas e ingerências externas.

Está de parabéns a Diretoria da SBCCV, presidida pelo Dr. Marcelo Matos Cascudo, com apoio dos demais membros, e a Comissão Organizadora, coordenada pelo Dr. Rui M. S. Almeida, que se esforçaram no sentido de que a programação científica fosse interessante para todos os cirurgiões e demais participantes do Congresso.

No dia 26 de março, das 12h às 14h, no Auditório 8, ocorrerá a reunião do Corpo Editorial da RBCCV/BJCVS com os Editores Associados e Membros do Conselho Editorial, aberta também a todos os sócios. Os temas a serem discutidos são da máxima importância em virtude da grande transformação que o Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery teve a partir de janeiro de 2015.

Os artigos serão publicados exclusivamente em inglês e a periodicidade evoluirá de trimestral para bimestral (uma edição a cada dois meses). Será enfatizada a importância de termos manuscritos de excelente qualidade, sempre em adequada redação técnica em inglês para que possam ser de interesse nacional e internacional e recebam muitas citações em revistas indexadas, fato indispensável para que o nosso Fator de Impacto volte a crescer.

Lembro que a RBCCV/BJCVS pode ser acessada nos sites www.rbccv.org.br, www.bjcvs.org e www.scielo.br/rbccv, além de todas as Bases Internacionais como Medline-Pubmed, Thomson Reuters, Scopus, Google Scholar etc. O conteúdo completo de todas as edições, desde 1986, está disponível, nos diferentes sites sem qualquer custo para os leitores (Free Access).

Também podem ser baixados aplicativos específicos da Revista para smartphones ou Tablets nos sistemas operacionais ANDROID ou IOS procurando-se os (APPs) pelas siglas: SBCCV, BJCVS ou RBCCV no Play Store ou na Apple Store. Espero que os participantes possam usufruir da programação e aproveitar os momentos de lazer e confraternização em Curitiba.

Agradeço a confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora, pelo irrestrito apoio que recebemos ao longo dos anos.

Finalizo, lembrando que a RBCCV/BJCVS está aberta para receber Trabalhos Científicos, Cartas e Editoriais, em inglês. O objetivo da revista, ao longo de quase 30 anos de circulação ininterrupta, tem sido divulgar os avanços e ser um fórum de debates sobre a cirurgia cardiovascular.

Conto com a colaboração de todos!

Recebam meu abraço,

 

Prof. Dr. Domingo Braile

Editor-Chefe RBCCV/BJVCS

CCBY All scientific articles published at www.rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY