Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

1

Views

LETTERS TO THE EDITOR

Carta do Editor

Domingo Braile

Editor-Chefe RBCCV/BJVCS

 

 

 

Mais um Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) se aproxima: o 41º, a ser realizado no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, PE, entre os dias 3 e 5 de abril de 2014. Este Programa Oficial, Suplemento da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (RBCCV/BJCVS) 29.1, apresenta aos participantes as atividades do evento (agenda, programação científica, resumos dos Temas Livres e Pôsteres), bem como traz informações úteis, como o Estatuto e a relação dos membros da SBCCV.

Há alguns anos, o Congresso deixou de reunir apenas cirurgiões cardiovasculares, passando a contar, também, com a presença de profissionais ligados à nossa atividade. Em função disso, serão realizados o 4º Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular, o 4º Simpósio de Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular, o 4º Simpósio de Perfusão em Cirurgia Cardiovascular, além do 3º Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, mostrando a importância do contato dos estudantes com os profissionais.

Prova disso é o tema desta edição: "Heart Team - o paciente em primeiro lugar". Ou seja, profissionais de diferentes especialidades, trabalhando em conjunto com a finalidade de proporcionar o tratamento mais adequado, do qual decorra a melhor evolução dos pacientes.

Outro fato a ser destacado é a integração cada vez maior dos cirurgiões cardíacos brasileiros com seus pares estrangeiros, fruto de um processo contínuo de aproximação que as diretorias da SBCCV têm feito junto às sociedades de outros países.

Os convidados internacionais, que vão abrilhantar o Congresso, com seu "expertise", são os seguintes: Dr. Borut Gersak (Eslovênia), Dr. Christian Bermudez (EUA), Dr. Christof Schmid (Alemanha) Dr. Christian Schreiber (Alemanha), Dr. David Taggart (Inglaterra), Dr. Gebrine El Khoury (Bélgica), Dr. Manuel Antunes (Portugal), Dr. Martin Czerny (Suíça) e Dr. Sotiros Prappas (Grécia).

Destaco, entre as várias atividades, o Simpósio de Defesa Profissional. É o espaço para discutirmos os rumos da nossa especialidade frente ao surgimento cada vez mais rápido de novas tecnologias, a interação com outras áreas da Medicina e a necessidade de reafirmar a importância de defender os nossos interesses.

Entre as atividades científicas, destaco o "Hands On". Desenvolvido com muita dedicação ao longo destes anos, a fim de mostrar as técnicas mais recentes na manipulação de órteses e próteses.

Tem merecido elogios de todos os que dele participam, sem ficar nada a dever aos seus similares que ocorrem nos congressos de cirurgia mundo afora. Trata-se de motivo de grande orgulho para nós.

Quero cumprimentar a Diretoria da SBCCV, presidida pelo Dr. Marcelo Cascudo, com suporte dos demais membros, e a Comissão Organizadora, coordenada pelo Dr. Fernando Ribeiro Moraes Neto, que dedicou todo empenho na sua formatação.

No dia 3 de abril, das 16h30 às 18h, no Auditório 6, ocorrerá a reunião do Corpo Editorial da RBCCV com os Editores Associados e membros do Conselho Deliberativo, aberta também a todos os sócios que desejem participar. Será discutida a repercussão da adoção de novas tecnologias, como os aplicativos para Smartphones e Tablets tanto nos sistemas operacionais IOS como Android.

Está em implementação a marcação em XML (uma linguagem de computador) que permitirá maior facilidade na transcrição do conteúdo da RBCCV/BJCVS nas Bases de dados nacionais (Scielo, Lilacs) e internacionais (Thomson Reuters, Scimago, Medline-Pubmed, Index Copernicus, EBSCO) para citar apenas as principais, podendo propiciar mais citações dos nossos artigos, e consequentemente o desejado aumento do nosso Fator de Impacto (F.I.).

Espero que os participantes possam usufruir a programação e aproveitar os momentos de lazer e confraternização em Porto de Galinhas.

Agradeço a confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora.

Este suplemento integra o conjunto das publicações da nossa Revista, divulgando os trabalhos apresentados nos Congressos, além de representar um arquivo histórico indelével das nossas atividades.

A RBCCV está aberta para receber Trabalhos Científicos, em português ou inglês, Cartas, e Editoriais, mantendo sua função de divulgar os avanços e ser um fórum de debates sobre a cirurgia cardiovascular.

Recebam meu abraço,

CCBY All scientific articles published at www.rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY